quinta-feira, 14 de março de 2013

As primeiras angústias de ser mãe.

Meninas,

Às vezes tenho a impressão que escrevo melhor na tristeza. Ou que me dá vontade de escrever quando estou triste. Pode até ser... os grandes escritores escreviam sob grande depressão.

Hoje venho contar-lhes que num dia está tudo bem e no outro tudo pode acontecer.

Essa semana, fomos a consulta do segundo mês dos gêmeos, no dia 11/03, segunda-feira. Lá falamos sobre muitas coisas. E quando a médica foi avaliar os nenéns diagnosticou uma cirurgia emergencial para a Manuela e uma Fisioterapia Motora para o Antônio.

Saí de lá arrasada... como assim, cirurgia para um bebê tão pequeno???

Pois bem... a Manu está com uma hernia inguinal. Comum em 30% dos bebês prematuros a hernia é um caninho/vasinho/tubinho que não dei tempo de fechar antes deles nascerem. É mais comum em meninos. Mas no nosso caso foi a Manu que apresentou e nela, o ovário está dentro do vasinho, então a cirurgia é mais que emergencial para que ela não tenha o ovário estrangulado dentro desse tubinho.

Como uma mãe fica tranquila com sua bebê de apenas 3Kg indo para um centro cirúrgico com anestesia geral fazer uma cirurgia. Estou super abalada. Fomos ao cirurgião pediátrico indicado pela Dra. O nome dele é Sylvio Gilberto Andrade Ávilla. Pareceu-me muito experiente. Já é mais de idade. Vai operá-la no Pequeno Príncipe, um hospital infantil referência em Curitiba. Amanhã vamos à consulta pré-anestésica. Confesso, estou com medo. 

Que Deus nos proteja e me ensine novamente a rezar e não perder a minha fé.

Já o meu menino Antônio... a médica ao examiná-lo achou que para a idade dele (no dia da consulta estavam com 41 dias) ele já deveria fixar mais a cabeça. O que percebemos é que ele é meio preguiçoso e que o pescoço é molinho... a indicação é Fisioterapia Motora. Nada grave, graças a Deus. Algumas sessões de fisio, esforço nosso em casa em repetir os exercícios e pronto. Amanhã ele começa, vai para a primeira sessão. Volto aqui para contar depois.

O resumo do primeiro mês dos pequenos foi basicamente: cansaço extremo, noites sem sono, refluxo na Manuela, cólicas no Antônio. Todo o glamour de ter gêmeos acaba na primeira noite sem dormir.

Resumo do segundo mês em curso: Sim, eles passam a dormir um pouco mais à noite conforme os dias vão passando. Sim, se eles choram tem algum motivo. Eu acabo seguindo os 4 F's. Se eles choram pode ser:


  • Fralda
  • Fome
  • Febre
  • Frio

E não necessariamente nessa ordem vamos eliminando os fatores. Trocamos a fralda, aquecemos colocando mais roupa, já que moramos em um local frio, constatamos se tem febre ou não, damos de mamar e, se tudo isso não fizer efeito, avaliamos a barriguinha para ver se está com muitos gases que tenha gerado cólicas neles.

Apesar de intensas eles tiveram poucos eventos de cólicas até agora, que resolvemos com o Milicon, antigases.

Amadinhas, rezem por minha Manu. A postagem está meio truncada, sem ordem, mas reflete a angústia de uma mãe recém nascida. Ao dar à luz nasce também uma mãe e eu ainda estou em fase de estágio.

Bjos com muitas saudades de contar tudo o que acontece conosco para vocês. Mas o tempo é mega escasso. Como estou amamentando preciso descansar para manter a produção de leite. Quando os dois dormem juntos (nem sempre isso ocorre) eu tento dormir também (nem sempre isso ocorre também).

Ana Helena Pimenta



4 comentários:

  1. Fique tranquila Ana, Deus vai estar olhando pela Manu e o anjinho da guarda dela vai estar lá do ladinho!!

    A fisio tbm vai ser moleza para o Antônio!!

    Torço por vc!!

    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Poxa Ana, mas fique bem! A sua pequena vai se recuperar! Deus abençõe vcs e boa sorte pra Manu e Antônio.

    Rezarei pro anjinho da guarda!

    Bjs..

    Claire

    ResponderExcluir
  3. Ana, sempre estou por aqui ansiosa por notícias de vocês...família linda que já mora no meu coração...jà sinto um carinho enorme por vocês e desejo todos os melhores sentimentos à vcs minha querida....

    Vou orar pela Manu, tudo vai dar certo você vai ver...Ela tem uma mãe guerreira, lutadora, forte e vencedora e como sua filhinha ela também já é vitoriosa e forte..Papai do céu vai abençoar voces minha querida, como Ele tem feito desde que a luta de vocês começou...lá trás....
    Vamos orar, tudo ficará bem... Beijos com muito carinho amiga, fica com Deus
    Grande beijo no coração
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Ana li toooda sua jornada, estou planejando a minha... te mandei um email.

    No momento espero q tudo esteja bem com a manu e com o totonho. incluirei vcs em minhas oraçoes!

    beijao!

    ResponderExcluir