domingo, 6 de fevereiro de 2011

A escola

Nunca fui da turma das crianças burrinhas. Também nunca estive na ala dos Einstein!

Sempre fiquei em cima do muro. Raras foram as vezes que passei por média, mas nunca perdi um ano. Sempre dava um jeito de me virar no final, no fatídico quarto bimestre...

É que comunicativa de nascença que sou, sempre preferi travar conversas no meio da sala a prestar atenção na aula que se seguia.

Na pré-escola frequentei um maternal próximo de casa, chamado Balão Mágico. Lá tive a honra de ser a "Rainha do Milho". Era o mais alto cargo da monarquia das festas de Juninas!!!

Depois dessa escolinha fui estudar no Colégio Tilim, cuja dona era madrinha do meu irmão. Na verdade ainda é, embora esse negócio de padrinhos seja uma coisa bem estranha. Os nossos pais escolhem para nos batizar pessoas que naquela época da vida tinham alguma importância. Eu por exemplo, acho que vi os meus padrinhos somente na igreja na hora do batismo.

Lá no Tilim era muito legal.... lembro de contar as horas para o intervalo e tenho lembranças também das festas juninas. Lá eu conheci aquela que seria minha grande e melhor amiga por muitos anos. Hoje, a referência de melhor amiga se perde um pouco na distância que nos separa e nas opções profissionais que fizemos. Mas certamente Priscila Escossia Pegado é essencialmente minha grande amiga, com quem mantive por muitos anos um alfabeto escrito exclusivo, comunicação por códigos, para que ninguém soubesse o que escrevíamos nas cartinhas uma para a outra. Segredinhos de menina.

Depois do Tilim fui estudar no Complexo Educacional Henrique Castriciano, anexo à Escola Doméstica de Natal. Era mais ou menos assim.... meninas de boa família criadas para casar e procriar estudavam na Doméstica - uma escola só para mulheres. Todas as outras estudavam no Henrique, colégio misto, moderno, imensoooooo. Foi no HC que comecei a entender o que era o amor. Porque mais de uma vez por ano entre a Quarta (1990) e a Oitava Série (1994) tive paixonites platônicas por muitos, muiiiiitos colegas de classe.

Algumas lembranças do Henrique são o Festival de Sorvete (que me levou ao hospital com uma infecção intestinal), os jogos internos, os jogos externos, quando íamos para o Marista ou Salesiano ver os jogos das nossas equipes, e claro, ver os meninos do Marista! ah!!!!!! Tinha ainda o Bosque do colégio, a equipe do Nado Sincronizado Juvenil "B". O coordenador Neto que corria o tempo inteiro atrás dos mais revoltadinhos. A Tia Lúcia, o diretor Alexandre. Até que era bom ser filha de professora.... tinha lá suas regalias. Foi o melhor colégio que estudei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário