sábado, 5 de março de 2011

Planejamentos nem sempre dão certo!

O médico havia me dito que é normal não engravidar logo depois de parar de tomar a pílula. Disse-me que poderia levar de seis meses a um ano até o corpo estabilizar, mas que a resposta era diferente em cada organismo e que eu não poderia usar outras pessoas como referência.

Mas, em dezembro de 2009 decidimos que o Fábio também passaria por exames. Afinal, desde criança que ele não visitava um médico e aproveitamos o novo plano de saúde para consultar alguns profissionais, entre eles, um cardiologista e o urologista.

Com o coração tudo certo. O maridão passaria facilmente pelas emoções de ser pai! Já no urologista recebemos uma notícia que em nenhum momento da minha vida pensei em receber. Entre os exames realizados, o espermograma não teve um bom resultado. Para a idade do Fábio, 29 anos, não era normal aquela quantidade reduzida de espermatozóides, ou melhor, de sptz.

Nosso sonho ficou um pouco mais distante, pois haveria a necessidade de um tratamento com vitaminas. Tiramos férias com a certeza que tudo isso poderia ser um pouco do stress e ansiedade e que os dias de folga nos fariam bem. Contávamos muito com uma boa surpresa na volta das férias, como uma gravidez inESPERADA.

Mas nada aconteceu e voltamos ao urologista para verificar o resultado de um novo espermograma. Nenhuma melhoria.

Foi então que o médico nos indicou o especialista em andrologia. Não tínhamos ouvido falar nesse médico até então e lendo a respeito descobrimos que se uma mulher tem o ginecologista, o homem tem o andrologista.

Fomos consultar o médico Fernando Lorenzini, uma sumidade no assunto, especializado em infertilidade masculina e disfunção erétil e professor da UFPR. O Lorenzini nos explicou que quando jovem as concentrações sanguíneas do hormônio masculino são maiores que na velhice e que esses hormônios estimulam a atividade sexual.

Viu os exames e pediu outros, como Cariótipo sanguíneo e microdeleção de Y que revelaram normalidade.

Mas foi no consultório do Lorenzini que a ficha caiu! O Fábio realizou um novo espermograma e fomos convidados a visualizar no microscópio a amostra. Indagada sobre o que eu via na lente, o médico informou que ali eram para ter milhares de sptz nadando em todas as direções. E eu, ali vidrada na telinha, vi apenas 3.

Percebi naquele momento que os anos que passei construindo um sonho foram desconstruídos ali mesmo na lente de um microscópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário